quarta-feira, 27 de maio de 2009

O jogo de Xadrez ne educação da criança




Com a utilização de materiais concretos, lúcidos e da tecnologia na pedagogia moderna auxilia e contribui para a eficácia do aprendizado do aluno que através do simples brincar, não apresenta limites, o aluno evolui segundo seu próprio ritmo.
Este trabalho discute as possibilidades de inserção do jogo de xadrez em sala de aula na perspectiva do ensino e aprendizagem da matemática. Piaget,(apud GRANDO, 2005) afirma que existe três tipos de jogos, assim denominados jogos de exercícios, jogos simbólicos e jogos de regras. O último engloba os dois primeiros, tornando-se o mais importante dos jogos, quando a criança alcança o período das operações concretas, pois a criança torna-se capaz de jogar respeitando as regras por consentimento mútuo, resultando a possibilidade social da proposta. O Xadrez pode ser um jogo de regras, impõe ao aprendiz normas de planejamento e estratégia, além de uma série de planejamentos.

Assim, a criança vai mais que aprender, ela vai apreender habilidades mentais, como tomar decisões no momento certo, ter um pensamento crítico acerca dos fatos, calcular (habilidade importante para o ensino da matemática). Também vai permitir que a criança visualize, modifique e reafirme o pensamento, ou seja, facilita a relação do enxadrista com o mundo abstrato. Quando aos valores que este jogo estimula na vida de meninos e meninos, ela citou respeito, responsabilidade, acatar normas, cortesia, aprender a ganhar perder , humildade, perseverança, disciplina, tenacidade, auto-estima, paciência, autocontrole, tolerância, amistosidade e as relações entre pais e filhos.

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